domingo, 8 de janeiro de 2017

Dicas para primeiro acampamento

Caros amigos,
Para aqueles que ja acamparam, mas apenas como convidados, segue uma lista de dicas para quem esta pensando e acampar pela primeira vez por conta própria.



Lembro do meu primeiro acampamento, só não foi ruim graças a diversas dicas que lemos em diversos sites.

Preparação é o segredo.

Segue um apanhado para facilitar a vida de quem esta querendo se aventurar nessa vida de contato direto com a natureza e  que só tem a beneficiar você e sua família.

Em primeiro lugar, obtenha o máximo de informações sobre as condições e o local para onde está indo: É quente? Frio? Perto de praia? Nas montanhas? Você irá de carro ou terá que carregar seus equipamentos até o local do camping? Quantos dias você ficará lá? Você fará sua própria comida ou tem algum local próximo que fornece alimentação? Tem mosquito? Estas informações são fundamentais para definir os equipamentos e acessórios que você vai precisar. E hoje, em tempos de Internet, é muito fácil fazer uma pesquisa básica sobre o destino de sua viagem.

Barraca – Item essencial do ato de acampar. É, inclusive, o que o caracteriza. De acordo com o local onde você vai acampar você escolherá o tipo de barraca mais adequado. Por exemplo, se você vai de carro até o local do acampamento não precisará se preocupar com o peso, pode escolher uma maior, com mais conforto. Entretanto, se for carregá-la nas costas, melhor será uma barraca pequena, com armações em fibra de alumínio, material muito mais leve.
Vou sugerir algumas marcas e não modelos. O modelo vai depender muito do tamanho de sua familia e quanto você quer investir.
  • Quechua
  • Coleman
  • Guepardo
  • Trilhas e Rumos
  • Azteq
Não estou dizendo que só existem essa barracas, essas são as que eu recomendo por ja ter tido contato e ter referencias. As demais, que sao várias, você pode pesquisar em fórum e comparar experiencias de outros campistas.
Antes de sair para acampar, retire a barraca da embalagem, confira se esta completa, assista a vídeos de como montar sua barraca e monte-a para aprender e não passar vergonha na frente dos outros.

Iluminação – Dentro de uma barraca não é como em nossa casa, não possui luz elétrica, logo, não se esqueça de levar uma lanterna, ainda que tenha luz na sua área de camping. É um item fundamental para quem vai dormir em barracas. 

Desaconselho o uso de lampião a gás ou querosene.

Levo sempre para camping que disponibilizam tomas próximas as áreas destinadas as barracas, uma extensão elétrica, um distribuidor (T ou benjamim) e uma extensão com bocal para lampada.
Verifique sempre antes se as tomadas são 110 ou 220v.




Para dormir – Isolante térmico e saco de dormir são itens essenciais para uma boa noite de descanso. Se o local for frio, precisará de um saco mais técnico e que suporte baixas temperaturas. Se for acampar na praia, por exemplo, um saco de verão resolverá o seu problema. 

Uso sempre um colchão inflável para aumentar a distancia do solo, principalmente em locais que fazem muito frio.

Alimentação 
– Se você for fazer seu próprio alimento, precisará de um fogareiro e de panelas, além da comida, é claro. Procure alimentos que cozinhem mais rápido ou pré-cozidos. Isso vai facilitar muito a sua vida. Se o local for frio, não se esqueça de levar algo quente para beber, como um chá ou achocolatado. Uma água quente resolverá o seu problema. Leve lanches fáceis e que não precisam de refrigeração para comer ao longo do dia, como barra de cereais, biscoitos, chocolate, castanhas, frutas secas… Leve lanches reforçados e faça apenas uma refeição no final do dia, assim você aproveitará melhor o passeio. Um bom café da manhã é fundamental para enfrentar bem um dia com muitas atividades. 


Água
 – Confira se no local aonde você vai acampar tem água. Se for uma área de acampamento com infraestrutura (banheiro, pia, etc…) muito melhor. Você precisa se preocupar apenas com a água que vai beber. Sempre é bom levar purificadores de água, tipo clorin, facilmente encontrado em farmácias. Se for um camping selvagem, se informe se há rio por perto ou se você vai precisar levar algo para armazenar água, para o banho e para lavar utensílios, por exemplo. E use sabão biodegradável, como o neutro ou o de coco, para lavar seus utensílios. O meio ambiente não precisa sofrer com sua presença.

Uma outra dica, água nunca é demais.
Levo sempre um galão térmico para levar água gelada de casa.



 











Banheiro – Se estiver acampando no mato, sem infraestrutura, recomendamos levar uma pá pequena para facilitar sua vida e manter sua postura consciente e ecológica. Ela será usada para você fazer um buraco no chão, fazer suas necessidades, colocar o seu papel higiênico sujo e depois tampar. Além de não deixar cheiro, não corre o risco de alguém pisar e agiliza a decomposição.

Leve sempre material de limpeza. Costumo sempre levar uma sacolinha para o banheiro com um rolo de papel higiênico, vidrinho com água sanitária e sabonete liquido.

Para vestir
 – Leve roupas adequadas ao local para onde você está indo. Se frio, leve casacos… Se calor, roupas frescas. Independentemente do local, leve sempre um anorak para a chuva. É um item fundamental. Especialmente aqui no Brasil, é muito fácil chover no verão.

Mochila
 – Item fundamental para levar todos os seus equipamentos, principalmente se você tiver que carregá-los. Cada situação sugere um tipo diferente de mochila: se vai de carro até o local do camping, o mais importante é uma mochila pequena para os passeios. Se vai caminhar com tudo nas costas, uma boa cargueira te dará tranquilidade e conforto para caminhar.

Acessórios complementares – Alguns itens podem lhe ajudar a garantir o seu conforto, independente do local aonde se acampa: repelente, protetor solar, cantil, lanterna e um canivete (tipo suíço, com várias utilidades).
Sobretudo, lembre-se que acampar não é só uma aventura, pode ser um estilo de vida. Com os acessórios adequados é possível ter conforto e segurança suficientes para que seu passeio se torne inesquecível. Não pelos perrengues que você passou, mas sim pelo prazer e contato próximo à natureza proporcionado pelo ato de acampar.

Um comentário:

  1. Amigo Fabio, quantas lembranças de quando comecei o blog. Postei varias informações tipo estas.
    Pena que grande parte das pessoas que querem se aventurar não leiam estes posts ou pelos menos perguntam suas duvidas as outras pessoas mais experientes como nos.
    Mas valeu as dicas.
    Se precisar de algo pode contar conosco para melhorarmos o camping em MG.
    Abraços Viajando de Barraca

    ResponderExcluir